
Administração de obra. O que você precisa saber sobre isso
A administração de uma obra é uma das etapas de maior importância na construção civil, geralmente ela é feita por um engenheiro ou arquiteto que fica responsável por desenvolver o projeto e também por acompanhar a execução e garantir que o resultado final esteja de acordo como projetado inicialmente. Existem casos em que não há acompanhamento tão próximo do arquiteto ou engenheiro e acaba ficando por sua conta mesmo de estar diariamente na obra e fazer o acompanhamento do processo de execução, consumo de materiais e outros detalhes.
Se este for o seu caso de você estiver acompanhando o processo de construção da sua casa, gostaria de dar algumas dicas que considero importante para ajudar no processo de acompanhamento e administração da obra.
Acompanhe de perto
Não seja um administrador ausente, acompanhei de perto e se possível fique o maior tempo possível na obra para observar o trabalho dos construtores, recepcionar materiais de construção, fazer a devida conferência dos mesmos, fiscalizar o processo de estocagem desses materiais, bem como a administração do consumo adequado deles. Eu tinha um engenheiro responsável pela minha obra, mas eu mesmo acabei acompanhando de perto tudo e ainda assim houve vários problemas que poderiam ser evitados se eu conseguisse ficar mais tempo mais próximo da obra.
Não ter ninguém fiscalizando a obra é uma negligência que pode causar muitos transtornos, despesas desnecessárias, além de atrasos na entrega. Por isso, é tão importante fazer a administração e o acompanhamento da construção. Pois encontrar erros depois da obra finalizada, terá bem mais prejuízos para desfazer. Logo que todo o material já utilizado virará entulho, ou seja, dinheiro jogado fora. E além do mais você terá que refazer e terá mais gastos com o material para corrigir, e fora a mão de obra que terá que ser contratada novamente. Mas você pode evitar tudo isso, fazendo uma adequada administração.
Antecipe certas ações
Pedreiros de mestre de obras têm o hábito de solicitar material em cima da hora, lembro de muitas ocasiões em que o pedreiro ligava e dizia que estava faltando cimento, mas isto ele alisava quando praticamente já tinha terminado. Então o importante é você antecipar certas ações e avaliar o que será preciso para o dia seguinte ou semana seguinte, tanto material ou serviços agregados que precisaram estar ali.
Acompanhar uma obra é importante também para antecipar imprevistos, pois você saberá todo o processo da construção. Desde o planejamento, a compra de materiais, a estocagem e o desdobramento do processo de construção. Este acompanhamento serve para você fazer um checklist do que é necessário para o bom andamento da obra, e não necessitará sair correndo cada vez que faltar algum item. Ou seja, uma analise prévia do que será necessário para a obra, vai lhe proporcionar uma estimativa importante de quanto precisará investir, de o que será preciso comprar e você terá base de comparação para quando for verificar o controle do que irá faltar.
Este acompanhamento evita gastos desnecessários, tempo perdido, e também ganho de tempo. Observe ainda como os objetos e matérias-primas estão sendo estocadas, para que não aconteçam perdas ou deteriorações e se antecipar na hora de fornecer os materiais, em vez de ficar procurando.
Faça um checklist
Antes de começar a construir, é preciso vários fatores até chegar à parte da construção em si. É Necessário estar pronto para todas as etapas que o processo envolve, a fim de garantir que tudo ocorra conforme o planejado. O ideal é você fazer um checklist ou uma lista de checagem de tudo que precisa ser comprado, observado e discutido com os construtores. Mantenha esta lista sempre atualizada e vá marcando aquilo que já foi resolvido. Esta é uma boa estratégia para você não deixar nada de fora que e ter um controle dos processos de construção e administração da obra.
O checklist é uma ferramenta de apoio na gestão, com ele a chance de você cometer erros, gastar de forma desnecessária, deixar algo importante de lado e acumular problemas é menor. Faça uma lista de tudo que será fundamental para o andamento da construção, como os materiais, a segurança, a equipe, os equipamentos necessários, entre outros detalhes. E todos os dias verifique se tudo está no caminho e de acordo com o foi planejado, caso contrário. Se adeque, pois nem sempre o que está escrito no papel, pode ser seguido à risca.
Seja criterioso na avaliação
Seja criterioso na sua administração, não só no que diz respeito à construção em si, mas também em outros aspectos como respeito à legislação e outros itens ligados a certas burocracias. Alguns exemplos são:
Não colocar material de construção na calçada;
Não usar a rua para fazer massa ou outros usos. Se eventualmente for usado, lavar imediatamente ao uso;
Cuidados com horários e ruído excessivos e desnecessários;
Não deixar o material de construção em lugares que dificulte a manipulação;
Ter cuidado com os material de alto valor, guardando em lugares mais seguros para evitar roubos e furtos;
Verificar a qualidade e validade dos equipamentos de EPCs e EPIs;
Entre outros.